sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A Psicomotricidade na Educação Física

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. (S.B.P.1999).
Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
“Os brinquedos orientam as brincadeiras, trazem-lhe matéria. Algumas pessoas são tentadas a dizer que eles a consideram, mas, então, toda a brincadeira está condicionada pelo meio ambiente. Só se pode brincar com o que se tem, e a criatividade, tal como evocamos, permite, justamente, ultrapassar esse ambiente, sempre particular e limitado. O educador pode, portanto, construir um ambiente que estimule a brincadeira em função dos resultados desejados. Não se certeza de que a criança vá agir, com esse material, como desejaríamos, mas aumentamos, assim, as chances de que elas o façam, um universo sem certezas, só podemos trabalhar com probabilidades”.
Brincar é a principal atividade da criança!
Porque a criança que brinca é mais feliz e está predisposta a ser melhor em tudo!
Por que brincar é a essência da vida! Todos os animais brincam!
Portanto, brincar integra o processo de aprendizagem e de crescimento por toda a vida. A maneira como se joga significa nada menos que a maneira como estamos no mundo.
Vale lembrar que:-
          As crianças que confiam na sua capacidade de tirar conclusões próprias constroem o conhecimento mais depressa do que aquelas que não têm essa confiança.
          Indivíduos autoconfiantes tentam mais incisivamente chegar a uma resposta. Quando conseguem a resposta, não tem medo de expressá-la, e se sua opinião se mostra diferente das demais, tentam convencer os outros ou admitem estar errados. Em contraste, as crianças que têm medo de errar ficam de boca fechada e com a mente isenta de opiniões, permanecendo passivas.

ASPECTOS PSICOMOTORES
·       EQUILIBRAÇÃO;
·       ESQUEMA CORPORAL;
·       IMAGEM CORPORAL;
·        LATERALIZAÇÃO;
·        ESTRUTURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL;
·        PRAXIA FINA, PRAXIA GLOBAL; E
·       TONICIDADE.

   







  






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! VOlte sempre!